Aveia é mais saúde e sabor na mesa


A aveia é considerada a mais rica em fibras e uma das maiores aliadas da boa alimentação e da vida saudável, fonte de minerais como cálcio e ferro, proteínas e vitaminas do complexo B e E, o cereal melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão e o controle da pressão arterial, diminui o colesterol ruim e controla a quantidade de açúcar no sangue.

Encontrada na forma de flocos, farelo ou farinha, a aveia pode ser consumida a qualquer hora do dia, podendo ser polvilhada por cima das frutas, iogurtes, sucos, vitaminas, saladas ou adicionadas em diversas receitas.

Para quem busca manter o corpo em forma, consumir este cereal no café da manhã ou no lanche é uma boa dica para impedir que a vontade de comer apareça antes do tempo. Isso acontece porque a aveia possui uma fibra chamada betaglucana, responsável por retardar a digestão, aumentando a saciedade e diminuindo a fome ao longo do dia.

Afinal, aveia tem glúten?

Ao contrário de outros grãos como o trigo, centeio e a cevada, a aveia é um cereal naturalmente livre de glúten. Porém, dependendo da sua forma de plantio, cultivo e processamento, ela pode sofrer contaminação cruzada, tornando-se um perigo para a saúde dos celíacos ou pessoas com intolerância ao glúten.

Muitas vezes, a aveia é cultivada no mesmo terreno que os grãos que contém glúten como o trigo, a cevada e o centeio, em um processo chamado de rotação. Apesar de ser uma das melhores formas de manter a terra fértil, este processo pode deixar para trás algumas sementes destes grãos que levam à contaminação da plantação de aveia pelo glúten. Por isso, a maior parte das aveias comercializadas no Brasil não podem ser certificadas como livres de glúten.

 

Fonte:vitalin.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *